A Juan Uribe Ensino Afetivo é uma escola especializada no ensino
afetivo de inglês para crianças de 2 a 12 anos, que foi fundada em 1994 pelos
irmãos Sosô e Juan Uribe. A escola desenvolve um método único para a aquisição afetiva do
inglês por crianças, no qual educadores fornecem as crianças a linguagem que
elas necessitam para se expressarem. Em um ambiente estimulante, histórias,
jogos, fantoches, projetos, e atividades criativas convidam as crianças a
vivenciarem o ingles como um meio real de comunicação.
Em nossa sede oferecemos nosso programa para pequenos grupos de
até seis crianças em salas temáticas, desenhadas especialmente para a escola
pela arquiteta Adriana Freyberger. A escola fica em casa aconchegante na rua
Pedroso Alvarenga no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Faça um tour aqui de
nossa escola.
Apresentamos abaixo nossa forma de pensar e ser, uma vez que
isto está presente nas nossas palavras, ações e aulas.
Nossos
valores
· Respeito como base de todos os nossos relacionamentos;
· Transparência em nosso discurso, ações e intenções;
· Confiança nas pessoas, que são capazes e responsáveis;
· Comprometimento com pessoas e com a qualidade do nosso
trabalho;
· Coerência entre o falar e o fazer.
Consideramos os nossos
valores o maior tesouro que temos. Eles nos guiam em nossos processos internos
de seleção, formação e avaliação. Quando temos dúvidas sobre
que caminho seguir, vamos aos valores e geralmente as decisões ficam mais
claras.
Nossa
missão
Nossa missão é aproximar pessoas pelo ensino afetivo do inglês
para crianças. Vivemos nossa missão pelas seguintes ações:
·
Utilizando a língua sempre como um meio de comunicação, o
que trará espontaneidade para que as crianças façam amigos e utilizem o inglês
para realmente se comunicarem.
·
Lendo histórias e brincando com brinquedos de outros
países, o que promove a curiosidade e familiaridade com culturas diferentes da
brasileira.
·
Desenvolvendo habilidades sociais para que as crianças
possam fazer amigos e resolver conflitos com confiança.
·
Sendo sempre um exemplo de postura na forma como as relações
ocorrem dentro e fora da sala de aula.
Nossa visao é ser um centro de referência no ensino afetivo do
inglês para crianças em 2013. Isto acontece pelas seguintes ações:
·
compartilhando o nosso conhecimento por meio de artigos,
discusses, cursos voltados a pais, educadores e profissionais.
·
recebendo educadores de outras escolas em nossa formação
inicial ou dando cursos sobre o ensino afetivo em escolas de idiomas e escolas
regulares.
·
sendo fonte para artigos em revistas de educação.
·
sendo fonte para inúmeros trabalhos de graduação e
mestrado em letras, linguística, pedagogia, e administração de empresas.
·
divulgando o nosso trabalho pelo blog JUEA e também pelo
twitter @profjuanuribe (em português)
·
divulgando o nosso trabalho pelo blog Children learning
English Affectively e também pelo twitter @jaluribe (em inglês)
Modelo de
gestão educacional de ponta
A Juan Uribe constrói
a sua qualidade e a sua reputação por um modelo de gestão único baseado nos
seguintes pilares:
Profissionais
apaixonados pela educação: contratamos pessoas que realmente se
interessam por educação e que pensam, trabalham e vivem como educadores.
Regime de
trabalho integral com salários fixos: nossos educadores recebem salários
fixo, o que faz com que eles não tenham que dar aulas em várias escolas e que
tenham um comprometimento maior com a escola e com o trabalho. O foco do
educador é transferido da quantidade para a qualidade.
Rotina de
trabalho estimulante: reservamos tempo para o planejamento, reflexão, pesquisa,
reuniões individuais de supervisão, reuniões de grupo, formação continuada, e
comunicação com as famílias e deslocamento, além de logicamente tempo para as
aulas.
Autonomia
e responsabilidade: focamos a qualidade do trabalho que é desenvolvido pelo profissional,
o desenvolvimento dos alunos, a relação com as famílias, e sua atuação em grupo.
Temos mais que fazer do que ficar checando quem chegou na hora se não existem
compromissos marcados.
Cultura
organizacional dinâmica e estimulante: a cultura JUEA foi
desenvolvida após várias visitas e estudo sobre empresas de vanguarda. Temos diversos
canais de comunicação internos e externos, rituais únicos, e celebrações do
nosso trabalho original.
Direção
Diretor
fundador: Juan Alberto Lopez Uribe – Mestre em educação pela Universidade
de Toronto, MBA (INSPER/ IBMEC), Pedagogo pela PUC-SP.
Diretora
geral: Sosô Uribe Conti Ranzi – CBA (Insper/ IBMEC), Administradora de
Empresas pelo Mackenzie
Diretor pedagógico: Rafael Lomeu Gomes – Sociólogo pela PUC-SP
Supervisão de direção: Fátima Freire Dowbor - Pedagogia
pela PUC-SP, Filosofia pela Univ. de Coimbra (Portugal), Psicopedagogia pelo
Instituto Jean Jacques Rousseau (Suíça), Línguas Romanas pela Univ. de Varsóvia
(Polônia) e Mestrada em Semiótica pela PUC-SP. Fátima é filha dos grandes
educadores brasileiros Elza e Paulo Freire.
Conselho
consultivo
Estabelecemos um conselho
consultivo em 2010 para orientar e apoiar a Juan Uribe diante dos desafios que encontra em
sua gestão. O conselho se reune a cada 45 dias
aproximadamente e é composto pelos seguintes membros:
Cristina Rocha Azevedo,
Advogada, ex-empresária no ramo da educação infantil e mãe
de três de alunos;
Prof. Luiz Rossi, Prof. de
finanças e estratégia da FIA, sócio da Estrateplan, empresa especializada em
Private Equity, ex-professor da pós-graduação de Sosô e pai de duas
alunas;
Alexis Novellino, Sócio da
Prosperare, professor de governança corporativa e gestão de empresas
familiares, e pai de um aluno.
Thomas Liu, Empresário
na área de serviços e empreendedor,
Rafael Gomes, Sociologo,
Diretor Pedagógico da Juan Uribe Ensino Afetivo, que representa toda a
equipe pedagógica da escola.