Truques mágicos para contar histórias: o gancho
Contar histórias
é uma arte e assim não há certo e errado no mundo da fantasia.
Aqui compartilho um dos meus "truques" favoritos que temos utilizado com sucesso na escola para envolver as crianças
ao contarmos histórias: o gancho. (Pessoalmente não gosto muito do nome, mas eu o traduzi do inglês "hook")
Funciona assim: antes
mesmo de mencionar que você vai contar uma história, você pode fazer uma
pergunta interessante a respeito dos aspectos principais do enredo da história.
Vamos dizer que por exemplo você têm o livro do Curious George, que é um
macaquinho bem travesso. Você poderia iniciar com uma das perguntas:
Alguma vez você já
esteve em apuros?
Você conhece alguém
que foi enganado?
Ou talvez, melhor ainda, você pode
começar compartilhando a sua experiência respondendo a própria pergunta, em vez
de fazê-la. Em nossa vivencia com as crianças,
elas sempre contam algo que aconteceu com elas após contarmos o que aconteceu
com a gente. Desta forma ativamos a mente das
crianças em torno do enredo da história e elas vão estar muito mais
interessadas quando a história for “por coincidência” sobre o tema que vocês
estavam conversando!
Note que a pergunta do gancho deve ser
uma faísca para conversas realmente interessantes. Perguntar se a criança é curiosa ou se
ela já viu um macaco, além de induzirem ao sim ou não, não trazem o tipo de envolvimento real desejado. Lembre sempre da
regra de ouro: não faça perguntas para as quais você já sabe a resposta.
E aí Shazam! Enquanto você estiver
contando a história, você pode fazer as ligações com a vida das crianças como:
“Como o Pedro, o George também gosta de fazer bagunça com água”.
“Diferente da amiga da Maria, o George não
percebeu que estava sendo enganado.”
O bacana é que em muitas histórias,
os personagens fazem as mesmas coisas que os alunos! Estas inclusões fazem com
que todos nos relacionemos de uma forma mais íntima com as histórias. Mesmo se
você não conseguir fazer a relação com as histórias contadas pelas crianças, você
terá pedras preciosas para fazer ligações de histórias com a vida dos alunos no
futuro. Eles se sentem super valorizados quando a gente lembra.
Invista bons cinco minutos no “gancho”,
já que a intimidade e cumplicidade de uma boa história pode começar bem antes do começo.
Um grande abraço-sapo,
Juan
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