O brincar não é um descanso do aprender.
É a forma pela qual as crianças aprendem.
Imagino que você certamente já parou para ver as crianças brincando de faz de conta. Se não o fez recentemente, reserve um tempo para isto. Nós, aqui na Juan Uribe Ensino Afetivo, o fazemos muito nas aulas de inglês para crianças. No faz de conta podemos ver o as novas experiências, suas dúvidas e conflitos, e a preparação para novos desafios. Fiz um artigo em 3 partes para vermos a brincadeira sobre três ângulos: o psico-social, o estrutural, e o cognitivo. Vamos lá!
As crianças brincam de faz de conta pelos
seguintes motivos sociais e psicológicos:
1)
Imitam os adultos
2)
Experimentam papéis da vida
real intensamente
3)
Refletem sobre experiências e
relacionamentos
4)
Expressam necessidades urgentes
5)
Soltam impulsos socialmente não
aceitáveis
6)
Trocam o papel que geralmente
têm nas relações
7)
Revivem suas atitudes e se
ajustam à realidade
8)
Tentam muitas soluções e
resolvem problemas
O faz de conta também tem suas estruturas e regras implícitas, como podemos ver os diferentes tipos de interação que acontecem na brincadeira:
Definindo a situação: Vamos brincar de casa.
Alocando papéis: Eu vou ser o papai e você é o filho.
Definindo o lugar: Aqui é a cozinha.
Especificando do plano: Eu vou fazer o jantar e você espera
aí.
Definindo acessórios: Esta é a minha panela.
Corrigindo processos e o script: O papai não cozinha desse
jeito.
Dirigindo as ações do outro: É assim que a gente faz.
Lembrando de regras de contexto imaginário x real: Você não precisa fazer assim.
Finalização ou transição: Pronto, o jantar acabou.
Comentando sobre o clima interpessoal: A gente tá brincando,
então nós somos amigos né?
Eu tive a oportunidade de observar estas interações com meu lindo sobrinho de 3 anos, o Leo, filho da Sosô, em uma temporada que passei na casa deles. Curioso, no meio de uma brincadeira fiz a última pergunta acima: a gente tá brincando, então somos amigos, né? Para a minha alegria e surpresa, ele parou de brincar, virou para mim e me disse: Me dá um abraço? Que tesouro de lembrança!
Eu tive a oportunidade de observar estas interações com meu lindo sobrinho de 3 anos, o Leo, filho da Sosô, em uma temporada que passei na casa deles. Curioso, no meio de uma brincadeira fiz a última pergunta acima: a gente tá brincando, então somos amigos, né? Para a minha alegria e surpresa, ele parou de brincar, virou para mim e me disse: Me dá um abraço? Que tesouro de lembrança!
Descrevem Comunicam Identificam Escutam Combinam Classificam
Comparam
Criticam Avaliam Explicam Definem Colecionam
Escolhem
Trocam
Perguntam
Organizam
Integram
Simplificam
Entendem
Penalizam
Tudo isto em uma "simples" brincadeira de faz de conta!
Importante é conhecer sobre a brincadeira para por meio dela poder ensinar. Pesquisamos, trocamos e somos muito curiosos sobre como ter sempre o brincar nas nossas aulas de inglês para crianças. Nada mais chato que alguém que quer brincar e acaba estragando a brincadeira.
Como é bonita e fascinante esta forma saudável, nutritiva, criativa que nos constitui gente: o Brincar. Vai com letra maiúscula sim. Em respeito!
Um grande abraço-sapo,
Juan
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Tudo isto em uma "simples" brincadeira de faz de conta!
Importante é conhecer sobre a brincadeira para por meio dela poder ensinar. Pesquisamos, trocamos e somos muito curiosos sobre como ter sempre o brincar nas nossas aulas de inglês para crianças. Nada mais chato que alguém que quer brincar e acaba estragando a brincadeira.
Como é bonita e fascinante esta forma saudável, nutritiva, criativa que nos constitui gente: o Brincar. Vai com letra maiúscula sim. Em respeito!
Um grande abraço-sapo,
Juan
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