História




A Juan Uribe Ensino Afetivo é uma escola que nasceu do meu desejo, ainda criança, de aprender o inglês brincando, de uma forma leve e ao mesmo tempo intensa. Aos meus 7,8 anos eu fantasiava situações em que eu tivesse um professor que me ensinasse o que eu gostaria de dizer enquanto eu brincava com meus carrinhos matchbox e com o meu playmobil. Eu queria poder falar em inglês, soltando a minha emoção, utilizando as vozes dos personagens, vivenciando o faz de conta.

Esta minha vontade ficou adormecida, foi despertada e incendiada quando me convidaram para dar aulas ao André que tinha 4 anos em 1994. Em nossas aulas, eu notava que sua fala vinha com mais entusiasmo e que seus olhos brilhavam quando conversávamos em inglês sobre helicópteros, criávamos jogos e conversávamos sobre as nossas vidas. Ele me contava suas idéias e eu o ajudava a dizer o que gostaria em inglês. 

Percebi que, pelo vínculo que havíamos criado, tínhamos ótimas conversas e assim passei a devolver em inglês a linguagem que aparecia no discurso das crianças, de forma que elas pudessem “descobrir” as palavras e eu também as ajudava a dizer em inglês o que desejavam, quando percebia que estavam prontas. Assim os alunos falavam o que sentiam e pensavam. Descobria aí força da linguagem centrada no aluno resultando em uma expressividade intensa e real no inglês por crianças bem jovens! Nascia o método Juan Uribe de aquisição afetiva do inglês.

Passei então a desenvolver a metodologia criando e adaptando diversas técnicas com alunos de muitas idades, variadas personalidades e em diferentes níveis de desenvolvimento. Li muitos livros, fiz cursos, participei de congressos e troquei muito com pesquisadores, atores, palhaços e educadores nestes anos iniciais. Quanto mais compartilhava com os primeiros educadores da escola, mais adentrava no mundo das emoções envolvidas no aprender uma língua, ou melhor no nosso caso, adquirir uma língua.

Aos poucos convidei alguns professores que conhecia para trabalhar comigo e em 1996, a Sosô, minha irmã, seguiu meus passos e começou sua carreira de educadora com seu primeiro aluno, o Christian. Sosô conquistou a todos com seu jeito rápido, afetivo e divertido. Sosô dedicou-se muito nesta fase a estruturação da empresa que estava nascendo. Nesta época tínhamos dezenas de livros, jogos, fantoches e planilhas em nossos quartos na casa de nossos pais, Stella e Alberto.

Mas como chamar esta nova forma de aprender? Eu a chamo de ensino afetivo, pois sinto que a vontade vem com muita força e com emoção. É aprender com emoção, usando a língua para falar de idéias reais, sempre com o educador atento para responder a demandas criadas e geradas pelo aluno. Aos poucos a voz foi correndo sobre os dois irmãos que tinham um jeito dinâmico e divertido de ensinar. Nascia a escola já com uma maior estruturação e com uma metodologia mais solidificada e compartilhada por um pequeno grupo de entusiasmados professores.

Em 1998, alugamos um escritório, organizamos melhor todo o material e tínhamos um espaço nosso para as reuniões com os professores. Começávamos a investir na formação dos professores com cursos e reuniões mais frequentes. Tínhamos até uma secretária! 

Em 2000, por meio de um grande educador inglês chamado Mario Rinvolucri, tomei conhecimento do trabalho do mestre francês Bernard Dufeu, que é o criador de um método revolucionário chamado Psicodrama Lingüístico. Foi com alegria que descobri que o sólido método humanístico de Dufeu tem muito em comum com o nosso trabalho. Entrei em êxtase ao ler sua teoria e foi com maior entusiasmo que fui à Inglaterra em uma viagem relâmpago para ser formado em um curso rápido por Bernard. Este foi o só o início.

Em minhas viagens pessoais e de trabalho conheci educadores, contadores de histórias, fantocheiros, psicólogos, terapeutas e filósofos. Esta gente de todo o mundo, cada um com sua proposta contribui para a formação da metodologia da escola. Nestas andanças também compartilhei meu trabalho por meio de palestras, workshops e artigos e fico honrado em dizer que foi bem recebida.

Nos mais de quinze anos de nossa história, a metodologia maturou e se refinou com as discussões e ações dos educadores, junto à coordenação e a direção pedagógica. Temos gravadas em nossa prática as contribuições de educadores que implementaram seu olhar, idéias e projetos. 

Hoje a metodologia é discutida, pensada e recriada em cada conversa de uma forma mais sistematizada e participativa com toda a comunidade escolar. Nós fortalecemos a metodologia com a experiência resultante das discussões e reflexões em uma vivência com mais de 100000 horas de aula. A nossa forma de trabalhar tem se enriquecido com as contribuições que o nosso grupo tem trazido da yoga, do teatro, da lingüística, do contar histórias, da pedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia e de outras áreas.

O valorizar do ensino significativo nos aproximou de Fátima Freire Dowbor, que nos tem orientado, supervisionado e transformado pedagogicamente de uma forma muito humana. Somos muito curiosos e estamos sempre pensando em como podemos nos desenvolver e crescer, tanto como gente e profissionalmente. Hoje a escola cresceu e vejo que o meu desejo inicial se transformou em ação e em muita vida na fala de alunos, pais, e de todo o time da Juan Uribe Ensino Afetivo. 









É com muito prazer que eu lhe dou as boas-vindas à Juan Uribe Ensino Afetivo, este lugar de vontade, criatividade, energia, dedicação, alegria, qualidade e orgulho no aprender e ensinar o inglês.








Sinceramente, 




Juan

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