Institucional


A Juan Uribe Ensino Afetivo é uma escola especializada no ensino afetivo de inglês para crianças de 2 a 12 anos, que foi fundada em 1994 pelos irmãos Sosô e Juan Uribe. A escola desenvolve um método único para a aquisição afetiva do inglês por crianças, no qual educadores fornecem as crianças a linguagem que elas necessitam para se expressarem. Em um ambiente estimulante, histórias, jogos, fantoches, projetos, e atividades criativas convidam as crianças a vivenciarem o ingles como um meio real de comunicação.

Em nossa sede oferecemos nosso programa para pequenos grupos de até seis crianças em salas temáticas, desenhadas especialmente para a escola pela arquiteta Adriana Freyberger. A escola fica em casa aconchegante na rua Pedroso Alvarenga no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Faça um tour aqui de nossa escola.

Apresentamos abaixo nossa forma de pensar e ser, uma vez que isto está presente nas nossas palavras, ações e aulas.




Nossos valores

·      Respeito como base de todos os nossos relacionamentos;

·      Transparência em nosso discurso, ações e intenções;

·      Confiança nas pessoas, que são capazes e responsáveis;

·      Comprometimento com pessoas e com a qualidade do nosso trabalho;

·      Coerência entre o falar e o fazer.

Consideramos os nossos valores o maior tesouro que temos. Eles nos guiam em nossos processos internos de seleção, formação e avaliação. Quando temos dúvidas sobre que caminho seguir, vamos aos valores e geralmente as decisões ficam mais claras.




Nossa missão

Nossa missão é aproximar pessoas pelo ensino afetivo do inglês para crianças. Vivemos nossa missão pelas seguintes ações:

·      Utilizando a língua sempre como um meio de comunicação, o que trará espontaneidade para que as crianças façam amigos e utilizem o inglês para realmente se comunicarem.

·      Lendo histórias e brincando com brinquedos de outros países, o que promove a curiosidade e familiaridade com culturas diferentes da brasileira.

·      Desenvolvendo habilidades sociais para que as crianças possam fazer amigos e resolver conflitos com confiança.

·      Sendo sempre um exemplo de postura na forma como as relações ocorrem dentro e fora da sala de aula.




 Nossa visão

Nossa visao é ser um centro de referência no ensino afetivo do inglês para crianças em 2013. Isto acontece pelas seguintes ações:

·      compartilhando o nosso conhecimento por meio de artigos, discusses, cursos voltados a pais, educadores e profissionais.

·      recebendo educadores de outras escolas em nossa formação inicial ou dando cursos sobre o ensino afetivo em escolas de idiomas e escolas regulares.

·      sendo fonte para artigos em revistas de educação.

·      sendo fonte para inúmeros trabalhos de graduação e mestrado em letras, linguística, pedagogia, e administração de empresas.

·      divulgando o nosso trabalho pelo blog JUEA e também pelo twitter @profjuanuribe (em português)

·      divulgando o nosso trabalho pelo blog Children learning English Affectively e também pelo twitter @jaluribe (em inglês)





Modelo de gestão educacional de ponta

 A Juan Uribe constrói a sua qualidade e a sua reputação por um modelo de gestão único baseado nos seguintes pilares:

Profissionais apaixonados pela educação: contratamos pessoas que realmente se interessam por educação e que pensam, trabalham e vivem como educadores.

Regime de trabalho integral com salários fixos: nossos educadores recebem salários fixo, o que faz com que eles não tenham que dar aulas em várias escolas e que tenham um comprometimento maior com a escola e com o trabalho. O foco do educador é transferido da quantidade para a qualidade.

Rotina de trabalho estimulante: reservamos tempo para o planejamento, reflexão, pesquisa, reuniões individuais de supervisão, reuniões de grupo, formação continuada, e comunicação com as famílias e deslocamento, além de logicamente tempo para as aulas.

Autonomia e responsabilidade: focamos a qualidade do trabalho que é desenvolvido pelo profissional, o desenvolvimento dos alunos, a relação com as famílias, e sua atuação em grupo. Temos mais que fazer do que ficar checando quem chegou na hora se não existem compromissos marcados.

Cultura organizacional dinâmica e estimulante: a cultura JUEA foi desenvolvida após várias visitas e estudo sobre empresas de vanguarda. Temos diversos canais de comunicação internos e externos, rituais únicos, e celebrações do nosso trabalho original.





Direção

Diretor fundador: Juan Alberto Lopez Uribe – Mestre em educação pela Universidade de Toronto, MBA (INSPER/ IBMEC), Pedagogo pela PUC-SP.

Diretora geral: Sosô Uribe Conti Ranzi – CBA (Insper/ IBMEC), Administradora de Empresas pelo Mackenzie

Diretor pedagógico: Rafael Lomeu Gomes – Sociólogo pela PUC-SP

Supervisão de direção: Fátima Freire Dowbor - Pedagogia pela PUC-SP, Filosofia pela Univ. de Coimbra (Portugal), Psicopedagogia pelo Instituto Jean Jacques Rousseau (Suíça), Línguas Romanas pela Univ. de Varsóvia (Polônia) e Mestrada em Semiótica pela PUC-SP. Fátima é filha dos grandes educadores brasileiros Elza e Paulo Freire.





Conselho consultivo

Estabelecemos um conselho consultivo em 2010 para orientar e apoiar a Juan Uribe diante dos desafios que encontra em sua gestão. O conselho se reune a cada 45 dias aproximadamente e é composto pelos seguintes membros:

Cristina Rocha Azevedo, Advogada, ex-empresária no ramo da educação infantil e mãe de três de alunos;

Prof. Luiz Rossi, Prof. de finanças e estratégia da FIA, sócio da Estrateplan, empresa especializada em Private Equity, ex-professor da pós-graduação de Sosô e pai de duas alunas;
Alexis Novellino, Sócio da Prosperare, professor de governança corporativa e gestão de empresas familiares, e pai de um aluno.

Thomas Liu, Empresário na área de serviços e empreendedor,

Rafael Gomes, Sociologo, Diretor Pedagógico da Juan Uribe Ensino Afetivo, que representa toda a equipe pedagógica da escola.