Recursos pedagógicos


A Juan Uribe Ensino Afetivo é famosa pela variedade e qualidade dos materiais pedagógicos que utiliza em suas aulas. Todo o nosso acervo de mais de 5000 itens é resultado de um olhar curioso e inquieto sobre formas em que podemos ensinar e aprender de uma forma criativa, produtiva e afetiva.

Na nossa sala dos materais os educadores preparam as aulas, trocam experiencias e se ajudam criando um ambiente muito gostoso de convívio.



Vamos explorar esta sala maravilhosa e cheia de surpresas!





No início das aulas utilizamos materiais de relaxamento e de aquecimento para que os alunos comecem as aulas de uma forma descontrída, sempre tendo sucesso. Aqui temos massinha, super trunfo, io-io, pedras, bolinhas de gude, caleidoscópio, trivia, origami, tangram, resta um, lenços coloridos, labirintos, entre outros.






Construímos um acervo de mais de 2000 livros sobre os mais diversos temas e personagens infantis. Meios de transporte, esportes, animais, filhotes, super-heróis, dinosauros, etc. Pense em um tema e possivelmente nós temos alguns livros. Se não tivermos o tema favorito de sua criança nós o iremos adquirir com muito prazer! 









Temos também muitos livros relacionados a momentos importantes da infância como a ida ao banheiro, entrada na escola, chegada de um irmão, dormindo na casa de amigos, o paninho, aniversários, entre outros. Temos também os livros especiais (que ficam guardados o ano todo e que aparecem uma vez por ano) de páscoa, natal, hanukah, halloween, entre outros. 










Pensando na interação das crianças e no aprender fazendo, temos os livros interativos, que são aqueles que tem mecanismos com os quais abrimos portas, viramos manivelas, aviões voam, e gatos correm. Os livros com cds são utilizados como uma forma de aperfeiçoar a escuta pela exposição a diferentes vozes, acentos, e contextos. Os alunos podem em muitas aulas levar para casa e escutar a história que foi contada naquele dia na sala de aula.




Temos uma série de livros e atividades de arte para estimular as crianças a conhecer a obra e a história de artistas como também a ver o mundo por outras perspectivas. Nesta mesma linha criamos uma area muito especial para os livros e brinquedos de diversas culturas vindo de todo o mundo. Temos materiais que vão de livros do Alaska e Escócia até bonecos e brinquedos de comunidades ribeirinhas do Pará. Pensando no desenvolvimento de cidadãos utilizamos livros sobre habilidades sociais que ensinam as crianças a fazer amigos, a pedir desculpas, a resolver conflitos, e a conviver com o diferente.






Os nossos queridos big books são livros gigantes com figuras que chamam a atenção das crianças pela riqueza de detalhes. Os big books são lidos coletivamente nas aulas e são uma linda recordação da infância. Confira Sosô contando o big book Gingerbread Man. 







Já o kamishibai é uma técnica antiga japonesa de contar histórias. Juan conheceu esta arte quando foi ao Japão em 2009 visitar escolas.  O contador utiliza uma série de laminas expressivas (geralmente 12 ou 16) para contar  a história. Elas são colocadas na caixa-teatro e são deslizadas vagarosamente revelando a próxima cena. O Kamishibai é considerado o precursor do mangá. Conheça mais sobre esta arte.





Os fantoches entram em cena em uma serie de atividades. As vezes como convidados, como participantes, ou como professores. Segurança, espontaneidade e criatividade são benefícios que ficam associados ao inglês quando os utilizamos. Os fantoches podem ser utilizados com todas as faixas etárias. Veja aqui um video especial que preparamos com 32 tipos de fantoche.





Valorizamos o brincar como uma forma de ensinar e por isto temos uma série de objetos de teatro que utilizamos nas aulas para fazer o faz de conta ainda mais interessante. Temos também uma caixa com diversos instrumentos musicais comprados mundo afora que utilizamos para trabalhar ritmo, dar um fundo musical a histórias ou para acompanhamento enquanto cantamos.




 
Construimos e renovamos um acervo de jogos  para as nossas aulas que envolvem uma série de competências de ação, de pensar, de linguagem, de memória, entre outras. Selecionamos naturalmente jogos interessantes e produtivos para todas as idades.








Os jogos cooperativos são muito apreciados pelas crianças e disputados pelos educadores. Nestes jogos alunos e educador têm que interagir e pensar juntos para atingir um objetivo comum. As vezes conseguem e as vezes não, o que gera a possibilidade de conversar e aprender sobre as estratégias utilizadas e sobre o trabalho conjunto.
Conheça a Family Pastimes cooperative games no Canadá, onde Juan esteve e até fez um video com o Buddy.









Além de todos estes materiais temos que nos lembram sempre de algo muito importante: os brinquedos e jogos das próprias crianças, que trazem um vínculo muito especial, uma história, e um desejo de compartilhar.

Você tem alguma ideia de material que podemos utilizar para as nossas aulas?

Conte para a gente! Adoramos novidades!