“Nós não paramos de
brincar porque envelhecemos.
Nós envelhecemos porque
paramos de brincar.”
George Bernard Shaw
O brincar é o tipo de atividade que achamos que conhecemos,
até que nos fazem as perguntas óbvias e temos que explicar e definir o que é a
brincadeira. Mais dificil ainda é entender o que exatamente acontece na cabeça
das crianças durante este processo lingüistico, cognitivo, social e afetivo que
infelizmente tem perdido seu espaço na agenda das crianças modernas. Este tema nos fascina aqui na Juan Uribe, já que vivemos o brincar nas nossas aulas de inglês para crianças.
O brincar é essencial para nutrir muitas das necessidades básicas
do desenvolvimento infantil: aprender, socializar, sentir-se desafiado, criar,
acalmar-se e focar, competir e cooperar, disfrutar de si mesmo e de outros, e
finalmente se divertir. Quando estão brincando as crianças usam as mãos, a
mente e o coração.
O brincar permite a criança conhecer-se melhor, aos outros e
também ao seu ambiente. O brincar no presente está relacionado a experiências
passadas e futuras, uma vez que as crianças constroem e exploram ativamente e
criativamente modelos de mundo, especialmente quando repetem situaçoes muitas
vezes para investigar e testar as próprias idéias sob diversas perspectivas.
O brincar acontece somente quando as crianças não se sentem
ansiosas ou ameaçadas, e depois que elas estão familiarizadas e tenham
explorado o objeto com o qual estão brincando. Durante a brincadeira as
crianças não focam nos objetos em si, mas no que podem fazer com eles. As
crianças não podem ser forçadas a brincar e também não precisam ser ensinadas a
faze-lo.
O brincar também nutre o desenvolvimento das habilidades
lingüísticas da crianças, uma vez que elas experimentam palavras, frases, e
estruturas enquanto brincam para expressar seus pensamentos e idéias, para
resolver problemas e para comunicar seus desejos. Uma vez que elas brincam de
forma mais complexa, sua linguagem também é mais sofisticada. Por último, o
brincar fornece aos adultos a possibilidade de compartir o mundo das crianças
com as regras e o tempo das crianças.
Aqui tenho algumas dicas que escrevi e outras que eu adaptei
da Action Alliance for Children (www. 4children.org) para nutrir o brincar com
seus alunos e crianças:
Deixe a criançar aprofundar
sua brincadeira em deixar materiais por periodos mais frequentes e mais
longos. Desligue a televisão, pois esta distrai a criança e faz com que os
ciclos de exploração sejam curtos e frequentemente interrompidos.
Forneça brinquedos
que crianças possam usar de várias formas como blocos, papel e giz
de cera, bonecos e animais de pelúcia, bolas, massinha. Quanto mais simples o
brinquedo, mais complexa é a brincadeira. Modele a brincadeira e deixe
que eles brinquem como quiserem.
Incentive as crianças a brincar
com objetos simples como caixas, potes e panelas e também com folhas,
gravetos e pedras. O brincar está no criar, no compartir idéias, e usar a imaginação. Brincar não tem a ver
nos truques que um brinquedo faz sozinho.
Crie um ambiente onde as
crianças se sintam seguras para tentar novas coisas e onde elas sintam que
tem o apoio de adultos. Deixe que elas se movimentem e que façam barulho.
Limitar a criança a espaços pequenos e pedir que brinquem em silêncio tolhem a
liberdade e dificultam o desenvolvimento infantil.
Ao ver uma criança
brincando um adulto pode participar
da brincadeira dando novas palavras, nomeando objetos, ou narrando o que
eles estão fazendo. Um pai ou educador pode também alongar a brincadeira (no caso de uma criança fingindo que uma
cadeira é um carro) perguntando
“onde você está indo?” ou “o que
você está vendo pelo caminho?
Observe as atividades das crianças e note como pensam. Vendo que uma criança
alinha dinosauros pelo tamanho mostra o seu entendimento de tamanhos e de colocar
coisas em ordem. A criança pode também estar reproduzindo uma entrada da escola
na qual ela vivenciou estar em uma fila.
Tire fotos e guarde alguns de seus brinquedos para criar memórias dessa época tão especial
e presentear seus filhos quando eles forem adultos. Eu aprecio as fotos que
foram tiradas com meus brinquedos e gostaria muito de ter alguns destes para
compartir com meus filhos.
Um grande abraço-sapo,