quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Observando o faz de conta das crianças







                                                                                O brincar não é um descanso do aprender.
                                                                                  É a forma pela qual as crianças aprendem.


Imagino que você certamente já parou para ver as crianças brincando de faz de conta. Se não o fez recentemente, reserve um tempo para isto. Nós, aqui na Juan Uribe Ensino Afetivo, o fazemos muito nas aulas de inglês para crianças. No faz de conta podemos ver o as novas experiências, suas dúvidas e conflitos, e a preparação para novos desafios. Fiz um artigo em 3 partes para vermos a brincadeira sobre três ângulos: o psico-social, o estrutural, e o cognitivo. Vamos lá!

As crianças brincam de faz de conta pelos seguintes motivos sociais e psicológicos:

1)   Imitam os adultos
2)   Experimentam papéis da vida real intensamente
3)   Refletem sobre experiências e relacionamentos
4)   Expressam necessidades urgentes
5)   Soltam impulsos socialmente não aceitáveis
6)   Trocam o papel que geralmente têm nas relações
7)   Revivem suas atitudes e se ajustam à realidade
8)   Tentam muitas soluções e resolvem problemas


O faz de conta também tem suas estruturas e regras implícitas, como podemos ver os diferentes tipos de interação que acontecem na brincadeira:

Definindo a situação: Vamos brincar de casa.
Alocando papéis: Eu vou ser o papai e você é o filho. 
Definindo o lugar: Aqui é a cozinha. 
Especificando do plano: Eu vou fazer o jantar e você espera aí. 
Definindo acessórios: Esta é a minha panela. 
Corrigindo processos e o script: O papai não cozinha desse jeito.
Dirigindo as ações do outro: É assim que a gente faz.
Lembrando de regras de contexto imaginário x real: Você não precisa fazer assim.
Finalização ou transição: Pronto, o jantar acabou.
Comentando sobre o clima interpessoal: A gente tá brincando, então nós somos amigos né?


Eu tive a oportunidade de observar estas interações com meu lindo sobrinho de 3 anos, o Leo, filho da Sosô, em uma temporada que passei na casa deles. Curioso, no meio de uma brincadeira fiz a última pergunta acima: a gente tá brincando, então somos amigos, né? Para a minha alegria e surpresa, ele parou de brincar, virou para mim e me disse: Me dá um abraço? Que tesouro de lembrança!


 O brincar de faz de conta é uma atividade holística muito intensa, que engloba os campos social, afetivo, físico, linguístico, intelectual, entre outros.  Aqui listo algumas das ações cognitivas que as crianças desenvolvem enquanto elas estão envolvidas na fantasia:

Descrevem    Comunicam    Identificam    Escutam    Combinam    Classificam

           Comparam   Criticam   Avaliam   Explicam   Definem   Colecionam   Escolhem 

Trocam    Perguntam      Organizam   Integram   Simplificam    Entendem    Penalizam 


Tudo isto em uma "simples" brincadeira de faz de conta! 


Importante é conhecer sobre a brincadeira para por meio dela poder ensinar. Pesquisamos, trocamos e somos muito curiosos sobre como ter sempre o brincar nas nossas aulas de inglês para crianças. Nada mais chato que alguém que quer brincar e acaba estragando a brincadeira. 


Como é bonita e fascinante esta forma saudável, nutritiva, criativa que nos constitui gente: o Brincar.  Vai com letra maiúscula sim. Em respeito!


Um grande abraço-sapo, 


Juan




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