segunda-feira, 9 de julho de 2012

Truques mágicos para contar histórias: o gancho




Contar histórias é uma arte e assim não há certo e errado no mundo da fantasia.
Aqui compartilho um  dos meus "truques" favoritos que temos utilizado com sucesso na escola para envolver as crianças ao contarmos histórias: o gancho. (Pessoalmente não gosto muito do nome, mas eu o traduzi do inglês "hook") 

Funciona assim: antes mesmo de mencionar que você vai contar uma história, você pode fazer uma pergunta interessante a respeito dos aspectos principais do enredo da história. Vamos dizer que por exemplo você têm o livro do Curious George, que é um macaquinho bem travesso. Você poderia iniciar com uma das perguntas: 

Alguma vez você já esteve em apuros?

Você conhece alguém que foi enganado?

Ou talvez, melhor ainda, você pode começar compartilhando a sua experiência respondendo a própria pergunta, em vez de fazê-la. Em nossa vivencia com as crianças, elas sempre contam algo que aconteceu com elas após contarmos o que aconteceu com a gente. Desta forma ativamos a mente das crianças em torno do enredo da história e elas vão estar muito mais interessadas quando a história for “por coincidência” sobre o tema que vocês estavam conversando!

Note que a pergunta do gancho deve ser uma faísca para conversas realmente interessantes. Perguntar se a criança é curiosa ou se ela já viu um macaco, além de induzirem ao sim ou não,  não trazem o tipo de envolvimento real desejado. Lembre sempre da regra de ouro: não faça perguntas para as quais você já sabe a resposta. 

 E aí Shazam! Enquanto você estiver contando a história, você pode fazer as ligações com a vida das crianças como: 

“Como o Pedro, o George também gosta de fazer bagunça com água”.

“Diferente da amiga da Maria, o George não percebeu que estava sendo enganado.”
 

O bacana é que em muitas histórias, os personagens fazem as mesmas coisas que os alunos! Estas inclusões fazem com que todos nos relacionemos de uma forma mais íntima com as histórias. Mesmo se você não conseguir fazer a relação com as histórias contadas pelas crianças, você terá pedras preciosas para fazer ligações de histórias com a vida dos alunos no futuro. Eles se sentem super valorizados quando a gente lembra. 

Invista bons cinco minutos no “gancho”, já que a intimidade e cumplicidade de uma boa história pode começar bem antes do começo. 

Um grande abraço-sapo, 

Juan

Gostou? Compartilhe!