terça-feira, 6 de abril de 2010

Parceria escola-familia na aquisição do inglês




Família e escola são duas das principais instituições responsáveis por contribuir com a educação de uma criança. Dessa forma, é importante que, na procura por uma escola onde matricular o aluno ou a aluna, a família busque uma escola com a qual compartilhe valores e ideais. Esse é o primeiro passo no caminho da construção de um vínculo baseado na confiança e no respeito.
A partir daí, é fundamental que a escola disponibilize e estimule o uso de canais de comunicação efetivos com as famílias, com os objetivos de (i) apresentar as diretrizes institucionais que regem os procedimentos internos, (ii) esclarecer possíveis dúvidas referentes ao nosso método e (iii) convocar as famílias para tratar de questões para pensarmos juntos em possíveis encaminhamentos.
No caso da Juan Uribe Ensino Afetivo, as famílias podem contar com o apoio da área administrativa, dos educadores, da equipe pedagógica e da direção, sendo que cada parte é responsável por determinadas questões.
Uma das principais questões que as famílias nos trazem é: “Como podemos contribuir com o processo de aquisição de nosso filho?”. O Juan escreveu um post  que trata dessa questão com algumas dicas práticas. Além disso, há um vídeo que dá 100 dicas de como mostrar às crianças que nós nos importamos com elas

Listamos aqui algumas ideias:

- Demonstre interesse no que a criança está aprendendo (pergunte se foi usado na aula algum livro que ela gostou, se houve alguma atividade que não gostou, se ficou com alguma dúvida);
- acompanhe seus avanços e dificuldades, suas vitórias e derrotas e não os pressione por resultados.
- Procure estimular o desenvolvimento de confiança e autonomia para lidar com suas dificuldades;
- procure a escola sempre que tiver dúvidas ou insatisfações

Acreditamos que a pareceria entre escola e família possa favorecer o processo de aprendizagem das crianças na medida em dialoguemos e reflitamos juntos.

Autores: Anna, Atilana, Cláudia, Rafael, Suzana e Tatiana