segunda-feira, 19 de abril de 2010

A teoria de Krashen sobre aquisição de uma segunda língua - as cinco principais hipóteses.

Aqui na Juan Uribe Ensino Afetivo, trabalhamos com a aquisição de linguagem como método de aprendizagem de uma segunda língua. Um dos pesquisadores que estudamos com nossos educadores e equipe pedagógica é o Stephen Krashen. Ele é especialista no campo da lingüística e nas teorias da aquisição de linguagem, desenvolvimento e pesquisador de estudos da aquisição de linguagem de línguas diferente do inglês e inglês como segunda língua. Krashen desenvolveu cinco principais hipóteses sobre aquisição de linguagem de uma segunda língua em que apresentaremos neste texto.

A primeira hipótese é baseada na diferença entre os métodos de aprendizagem “Learning” e aquisição da língua: o primeiro é baseado na língua em si, seguindo uma seqüência de ensino organizada e estruturada de acordo com o professor e a necessidade de ensino para ele e não necessariamente do aluno. Podemos dizer que este método é dado de maneira formal, enquanto o segundo é descrito como trabalhar de maneira relevante para os alunos, considerando seus interesses, conectando de alguma maneira com sua vida como produto de um processo muito parecido com o processo que a criança vive quando adquire a sua primeira língua. Baseado nesta primeira hipótese Stephen Krashen desenvolveu mais quatro hipóteses sobre a aquisição de linguagem que, de acordo com ele, independem da idade do aluno.

A segunda hipótese, “Monitor” aponta para as suposições que alunos fazem baseados nas coisas que eles já aprenderam, como por exemplo, quando eles falam “goed” como passado do verbo “to go”. Entretanto, uma vez que o aluno já conhece o passado de “to go” como “went”, cabe ao monitor, presente no aluno de fazer com que ele se corrija. Este “monitor” é seria um dispositivo interno adquirido ao longo do processo de aprendizado pela aquisição, e funciona planejando, corrigindo e editando cada aluno ao longo do uso da língua.

Como a terceira hipótese temos a “Ordem natural”, em que Krashen diz que a linguagem gramatical seria adquirida em uma seqüência específica, em uma ordem natural, que é previsível e independente do aluno que é ensinado. Algumas estruturas gramaticais têm tendência em serem adquiridas mais cedo do que outras, e esta ordem aparentemente é independente da idade do aluno a ser ensinado.

A quarta hipótese chamada “Input” caracteriza-se pela explicação de como a aquisição da segunda língua acontece. Krashen explica que a língua é gradualmente adquirida à medida que o educador traz informações novas para os alunos, expandindo o que eles já sabem, em uma forma de adição, como ele chama de “i+1”, sendo o “i” o conhecimento prévio do aluno e “+1” a apresentação de novos conteúdos.

Finalmente, temos a quinta hipótese, “Filtro afetivo”, que explica que possuem inúmeras variáveis afetivas, como motivação, autoconfiança e ansiedade, que podem ajudar ou atrapalhar no processo de aprendizagem de uma segunda língua pela aquisição de linguagem.

Nós da Juan Uribe consideramos estas hipóteses no nosso fazer, uma vez que ensinando afetivamente as crianças levamos aos nossos alunos assuntos relevantes que despertam seu interesse no uso da língua para comunicar algo genuíno e pessoal. Isso contribui para a auto-estima e conscientização do que eles estão aprendendo e gradualmente expandindo, através dos inputs que nós os apresentamos, sua linguagem.

Autores: André, Bárbara, Carol M., Carol S., Marita e Mariana.