quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Interagindo em inglês com sua criança

-->

É sempre com muita alegria que vemos nossos filhos crescendo e se desenvolvendo. Eles engatinham, falam, brincam, e provavelmente irão estudar, mais cedo ou mais tarde o inglês. Dominar o inglês, ou outra língua, representa maiores possibilidades de desenvolvimento pessoal, de conviver com outra cultura, e no futuro de conseguir melhores empregos. Tudo isto gera ansiedade nos pais, principalmente nos que não dominam a língua, que pode ser passada para as crianças. 

O desenvolvimento da criança pode ser afetado pela forma como os pais se relacionam com a criança e a língua. Acredito que pais podem conversar em inglês com seus filhos de uma forma produtiva e divertida. Coloco aqui dicas de interações que fortalecem o vínculo das crianças com a língua e com a família:

  1. Dê comandos simples em inglês. Assim a criança tem sucesso por meio da compreensão e da execução da ação.
Ex: call your mother please, throw me the ball, touch here, let’s go, get your cap.

  1. Faça perguntas simples, permitindo que a criança responda em português. Somente faça perguntas que você não saiba a resposta.
Ex: where’s your sister?, have you finished your homework? , are you ready?  

  1. Dê opções de resposta em perguntas, para que a criança escolha uma. Desta forma modelamos a resposta e ajudamos a criança a produzir em inglês.
Ex: Would you like water or juice? Are you ready or not yet? Is this good or more?

  1. Aproveite para também ensinar, em vez de testar, apresentando palavras por meio de gestos, contexto, ou apontando para que a criança descubra sozinha o significado da palavra. Use também cognatos, que são as palavras parecidas com o mesmo significado.
Ex: Get me the jar to put the juice. (apontando)  
       You have to squeeze. (fazendo o gesto)

  1. Ajude-as a produzir em inglês dando o começo de palavras quando elas não lembrarem. É importante que esta técnica seja utilizada somente quando a criança consegue completar com facilidade.
Ex: Criança: Vem aqui
       Pai:  Co...
       Criança: Come here

6.  Compartilhe suas músicas favoritas e que sejam fáceis de entender. Escute as músicas favoritas deles em inglês e as ajude com a letra. Cantem juntos!

Evite:

  • Fazer que você não entende português. Elas sabem que você entende.
  • Fazer perguntas que você já sabe a resposta.
       Como é verde em inglês? Eu me esqueci.
       What’s your name? / Do you like chocolate?
  • Perguntar algo que não faz sentido se fosse perguntado em português.        What’s this? - mostrando um livro. Mas está ok, se for uma peça de jogo, que você não tem idéia do que seja.
  • Conversar somente em inglês com sua criança. A afetividade é passada em nossa língua nativa. O inglês é para momentos de brincadeira juntos.

Desejo ótimas conversas em inglês com as crianças!

Um grande abraço-sapo, 

Juan

Confira também como ensinar inglês para sua criança afetivamente.


Gostou? Compartilhe!